25 de nov. de 2009

Aceleração da Gravidade

A experiência da torre de Pisa feita pelo cientista italiano Galileu Galilei na Itália, não é comprovada, mas reza a lenda que Galileu deixou cair vários objetos, pesados e leves, do alto da torre para mostrar que eles caíam com a mesma velocidade.
Na verdade, ele mostrou que os objetos caíam com a mesma aceleração. A aceleração é uma medida da variação da velocidade à proporção que o tempo passa.
Esta é a aceleração da gravidade local, no caso, do local onde está situada a torre de Pisa.
É claro que se os corpos forem abandonados do alto da torre a partir do repouso, eles cairão com a mesma velocidade... E consequentemente chegarão ao chão no mesmo intervalo de tempo.
A aceleração da gravidade vale aproximadamente 10 m/s2 . Quer dizer, a cada segundo a velocidade aumenta 10 m/s. Isto equivale a 36 km/h a cada segundo.
A aceleração da gravidade é o resultado da força de atração que a Terra exerce sobre todos os corpos. Esta afirmação é justificada pela lei da gravitação universal proposta pelo cientista Isaac Newton.
Se a Terra fosse uma esfera perfeita, a aceleração da gravidade seria a mesma em todos os lugares sobre a sua superfície. Como ela não é perfeita, isto é, não é homogênea e possui a forma de um geóide, que é mais ou menos como uma pêra achatada, o valor da aceleração da gravidade varia de local para local.

Fórrmula da aceleração da gravidade:



Veja a tabela abaixo:

(para melhor visualização clique na imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário